Curso Básico de Programação para Adolescentes


O Curso Básico de Programação de Computadores para adolescentes, é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Educação Profissional Tecnológica e Socioeducação: O Uso do Letramento em Programação no apoio ao processo de Inclusão Tecnológica de Adolescentes em situação de Vulnerabilidade Social”, apresentada pelo pesquisador Heyder Vágner Ramos ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Profept, do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória. Ele é destinado a professores, servidores e demais interessados a ministrar cursos de programação para este público.

O material exposto é resultado do curso ofertado no ano de 2019 para uma turma formada por adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ação de extensão foi desenvolvida pelo Ifes campus Barra de São Francisco em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do município, tendo como público alvo os indivíduos de 14 a 18 anos cadastrados nestas instituições. 

Aplicado presencialmente, o curso utilizou-se da pseudo-linguagem de programação Portugol e da metodologia ativa do Caso-problema. Dedicou-se a ensinar o básico da programação em 20 horas de duração, divididas em 10 encontros semanais de duas horas cada. A ação contou também com uma visita técnica ao Laboratório de Extensão em Tecnologias Educacionais e Robótica (Leter) no Ifes campus Colatina.

Ao disponibilizar as informações desse curso, espera-se que ele possa ser reproduzido por outros profissionais que atuam na área da Educação Profissional e Tecnológica. Espera-se, também, despertar o interesse por um público especialmente necessitado de ações educacionais e de inclusão, os adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Vídeo: Depoimento de alguns alunos que participaram do curso.
(Também disponível no Youtube: https://youtu.be/LVd0sc8d3OE)

CURSO
Curso Básico de Programação de Computadores para adolescentes.

ÁREA
Educação / Socioeducação.

FORMA DE OFERTA
Presencial através da metodologia do Caso-problema.

OBJETIVO GERAL
Promover a inclusão tecnológica e a capacidade de resolução de problemas em adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver conhecimentos básicos de lógica de programação e de programação de computadores
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas
  • Promover habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe e empatia.
  • Promover a inclusão do público vulnerável através da ação educacional.


PÚBLICO ALVO
Adolescentes de 14 a 17 anos.

CARGA HORÁRIA
20 horas.