Pseudo-Linguagem Portugol
A pseudolinguagel Portugol (português estruturado) foi criada pelos professores António Mannso, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) em Portugal e Antonio Carlos Nicolodi, da Uniasselvi-Fameblu, Furb, CedupHH/Blumenau e Instituto Federal de Santa Catarina no Brasil.
Ela é baseada em duas conceituadas linguagens de programação: o Algol e o Pascal, sendo bastante parecida com a última. O diferencial do Portugol é justamente o fato de ser completamente em português, o que facilita o entendimento por parte dos alunos.
Para o professor Antonio Carlos Nicolodi, a utilização do Portugol tem ajudado amenizar a grande evasão dos cursos de informática, em função principalmente da dificuldade dos alunos com o idioma inglês.
A imagem abaixo é uma comparação do famoso algoritmo “Olá, mundo” (Hello, World) feito nas linguagens Portugol com o Pascal.
A utilização do Portugol pode ser útil sugestiva a educadores que não são da área de desenvolvimento de software mas pretendem aprender para ensinar o básico da programação a seus alunos. Ela pode ser utilizada também como uma linguagem de entrada, servindo de base para o ensino do Pascal ou outras linguagens mais complexas.
LINKS ÚTEIS
Aprenda a Programar utilizando Portugol e VisuAlg, acesse o manual oficial do VisuAlg.